25 de fev. de 2008

Sobre a Solidão

Eis um tema interessante de se refletir...

A solidão não é o estar sozinho, pois estar só pressupõe-se que não há mais ninguém em volta e geralmente é ou uma opção ou uma imposição.
Já estar na solidão implica um não-relacionamento, mesmo havendo outros em volta do solitário.Um solitário sozinho é um eremita em sua caverna de concreto.
Solidão... algo tão temido, muitas vezes evitado a todo custo, mas que sempre persegue o ser pensante, nesse nosso momento histórico.A grande sina dos poetas que falam do amor.Me recorde da música "Triste" que começa assim, "Triste é viver na solidão"

Me questiono porque a solidão e a tristeza andam quase sempre lado a lado.Como irmãos.
A solidão faz pensar, dói na alma, faz sofrer, e isso gera tristeza.Como diria Nietzsche, o ser humano evita o desprazer e busca o prazer, independente da moral.

Outra coisa curiosa é que a solidão geralmente tem a ver com amor. É sempre o amor o personagem principal e a solidão seu coadjuvante na tragédia da vida, que se desenrola no dia-a-dia.O solitário o é por causa do amor, não correspondido, inexistente ou até mesmo por falta de afeto, carinho e atenção desse amor, mesmo existente e presente.

Eu me surpreendo cada dia que passa com a solidão.Muitos ao invés de evitar a solidão, criam nela uma fuga, para traumas e sofrimentos passados.Vivem só e se dizem felizes, mesmo sendo apenas no exterior social, nossa famosa casca social, que sem ela geralmente fica impossível conviver.Uma casca que é um misto de tolerância, hipocrisia e cinismo.

Solidão, o conforto dos traumatizados, a sina dos apaixonados e o destino daqueles que ousam questionar sua casca.

23 de fev. de 2008

Pensando Alto

Primeiro post é sempre difícil.

Por isso vou deixar em branco e vou contar a partir do segundo.